Aquaporine Active AQP-3

ativos manipura

Aquaporine Active AQP-3

Bio-peptídeo derivado do ácido glutâmico associado a silanetriol trealose

Hidratação e a Pele

  •  Influência direta sobre a maciez, elasticidade e suavidade ao toque;
  •  Diretamente ligada a normalização da renovação celular da pele;
  •  A desidratação biológica favorece o aparecimento de rugas finas e linhas de expressão;
  • A pele ressecada é afetada mais facilmente pelos poluentes e raios solares.

Cuidado Global:

  1. MANTÉM A HIDRATAÇÃO NATURAL
  2. RESTAURA A FUNÇÃO BARREIRA DA PELE
  3. REFORÇA A CAPACIDADE DE ADAPTAÇÃO A CONDIÇÕES EXTERNAS

Aquaporines – Conceito inovador de hidratação cutânea

As aquaporines foram descobertas pela primeira vez através de microscopia eletrônica em 1974, porém foram realmente caracterizadas apenas em 1991 por Peter Agre, que recebeu o Prêmio Nobel de Química em 2003 por esse trabalho.

As aquaporines são proteínas transmembranárias (ou “canais hídricos“) que permitem o transporte de moléculas de água através da membrana plasmática das células. A aquaporines são expressas tanto nas células epiteliais quanto endoteliais.

Uma dezena de isoformas de aquaporines estão presentes nos mamíferos. Em relação às aquaporines encontradas na pele mais especificamente, num estudo de 2001 realizado sobre as aquaporines dos tipo 3 e 9 (AQP-3 e AQP-9) em cultura de queratinócitos. Estudos in vivo confirmam a presença da aquaporine do tipo 3 na epiderme humana, sendo esta responsável pelo fluxo de água na pele. Esta proteína é expressa através das células epidérmicas e é fundamental para o metabolismo cutâneo.

O objetivo do Aquaporine-Active AQP-3 é oferecer um sistema capaz de aumentar a formação e estimular a atividade das aquaporines presentes na pele humana, possibilitando um melhor transporte de água através das diferentes camadas (derme e epiderme).

MECANISMO DE AÇÃO

A membrana celular é impermeável, então como a água pode atravessar este meio? A descoberta das aquaporines foi a resposta para este mistério. O aumento da presença das aquaporines-3 na pele facilita a passagem de água e melhora a hidratação da camada córnea, deixando-a macia e suave.

Pesquisas recentes indicam que as aquaporines acentuam o transporte de água da derme para epiderme. Acredita-se que um único aquaporine possa transportar cerca de três milhões de moléculas de água por segundo, melhorando o sistema de irrigação e a circulação de água através das células.

As aquaporines ajudam manter o equilíbrio hídrico cutâneo mesmo em situações de extrema desidratação, porque elas facilitam a difusão das moléculas de água através das membranas.

Com o avanço da idade a expressão da aquaporine-3 é reduzida, portanto é necessário normalizar o metabolismo de produção das aquaporines para obter um fluxo equilibrado da água da derme para a epiderme, obtendo-se assim uma pele mais hidratada, macia e flexível.

A Expressão do Aquaporine-3

Aquaporine Active AQP-3 é composto por um bio-peptídeo exclusivo derivado do ácido glutâmico associado ao silanetriol trealose, dissacarídeo extraído de plantas do deserto.

Aquaporine Active AQP-3 atua diretamente sobre os queratinócitos, aumentando a produção dos genes da aquaporine-3 e de outras moléculas envolvidas na função “barreira” (derme, epiderme).

Aquaporine Active AQP-3 também atua diretamente sobre associações celulares, e estudos realizados comprovam a cooperação entre queratinócitos e células nervosas na presença de Aquaporine Active AQP-3.

RESULTADOS

Diferenciação Epidérmica

Aquaporine Active AQP-3 favorece a diferenciação epidérmica de acordo com o resultado obtido no modelo de um co-cultivo de queratinócitos e células nervosas que mostrou-se capaz de aumentar significativamente a expressão dos genes abaixo, que formam parte de um grupo de genes responsáveis pela preservação da função “barreira” (derme, epiderme).

  • Quimotripsina
  • Corneodesmosina
  • Filagrina
  • Galectina-7
  • Involucrina
  • Loricrina
  • Proteína Tipo-Calmodulina
  • Proteína S100
  • Proteína específica XP-5
  • Proteína rica em prolina (SPRR1A e SPRR2A)

Ação sobre a pele sensível

Um creme cosmético formulado com 5% de Aquaporine Active AQP-3 aplicado sobre a pele por um período de 14 dias promoveu uma melhora significativa sobre a pele seca e sensível.

Avaliação com controle dermatológico e auto-avaliação.

Houve uma diminuição significativa no ressecamento, desidratação, coceira e descamação da pele seca e sensível.

Informações Técnicas

Dados Físico Químicos

  • Aspecto (25º C) : Líquido;
  • Cor : Incolor a amarelada;
  • Densidade de líquidos: (25º C): 0,973 -1,073
  • Índice de refração: (25º C): 1,240 – 1,440
  • pH 100% (25º C) : 4,0 – 7,0

Solubilidade:

Miscível em água, álcool e glicóis.

Denominação I.N.C.I.:

Glutamylamidoethyl in dole (and) Silanetriol Trehalose Ether (and) Glycerin

Indicações de Uso:

Formulações “anti-aging”, produtos solares (durante e após a exposição), produtos direcionados para o cuidado da pele madura e produtos para o cuidado da pele em geral (tratamentos hidratantes, contorno dos olhos, sérum revitalizante e produtos destinados ao público masculino).

Formulação:

Aquaporine Active AQP-3 é uma solução aquosa perfeitamente estável. 

O produto pode ser formulado na fase aquosa sem nenhum tipo de restrição. Não possui incompatibilidades de conhecimento comum. Aquaporine Active AQP-3 pode ser incorporado em emulsões, cremes, leites e géis. Sugere-se incorporar na fase final do processo, a uma temperatura inferior a 40-45º C.

Dosagem recomendada: 2.5 a 5.0%

Toxicidade:

Aquaporine Active AQP-3 não é tóxico. Apresenta perfeita tolerância.
(avaliação através de testes de citotoxicidade e sobre epiderme reconstituída).

Validade:

Produto válido por 36 meses a partir da data de fabricação.

Estocagem:

Estocar em área coberta, ao abrigo da luz e da umidade, na temperatura de 5 a 30ºC. Mantendo da embalagem original hermeticamente fechada.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Material técnico do fabricante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Aceitar COOKIES e POLITICA DE PRIVACIDADE?

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.