Acquabio

ativos manipura

Acquabio

AcquaBio

A água é fundamental para a beleza e funcionamento da pele, pois ela é um plastificante que proporciona ao corpo um revestimento flexível composto de proteínas e lipídeos intercelulares. Sem água, a pele fica esbranquiçada, áspera e sem vida. A pele saudável é hidratada e tem uma estrutura bem organizada. Deste modo, a água é imprescindível para pele formar uma cobertura flexível e saudável para o corpo.

Um dos principais fatores responsáveis pela desidratação da pele é o desequilíbrio da barreira cutânea. O estrato córneo, que contribui para a função de barreira da pele, é um tecido metabolicamente dinâmico que compreende cerca de 60% de proteínas estruturais, 20% de água, e 20% lipídeos.

Como funciona

Com base em um conceito de distribuição e manutenção inteligente de água na pele, AcquaBio foi desenvolvido pela Chemyunion para atuar sobre as principais causas da desidratação, que também estão relacionadas com o processo de envelhecimento da pele.

AcquaBio é um ingrediente ativo, obtido e isolado por meio de processos tecnológicos, que permite uma restrita distribuição de polissacarídeos biologicamente ativos em sua composição. Esse ingrediente é extraído
da Anadenanthera colubrina, fonte vegetal renovável.

O extrato de A. Colubrina é cuidadosamente refinado através de um processo de adsorção seletiva para remover substâncias não envolvidas no mecanismo de ação. Dessa forma, é possível obter um ingrediente extremamente concentrado, estável, na forma de solução límpida, compatível com ampla gama de formulações.

Considerando suas características e resultados obtidos, AcquaBio pode ser usado como um ativo hidratante ideal, uma vez que apresenta excelente bioafinidade, facilidade de aplicação e comprovado efeito hidratante biológico.

Benefícios

AcquaBio promove:

  • Barreira cutânea fortificada por 72h;
  • Restauração da barreira cutânea por meio do reforço das proteínas de envelope;
  • Melhoria do fluxo de água na epiderme através do estímulo da produção de aquaporinas-3;
  • Retenção de água na derme através do estímulo de glicosaminoglicanas;
  • Aumento de colágeno e elastina na derme;
  • Hidratação imediata e prolongada;
  • Ativação da hidratação biológica;
  • Manutenção e distribuição inteligente de água na pele;
  • Rejuvenescedor da pele.

Avaliação da eficácia e mecanismo de ação

Buscando uma maior compreensão dos mecanismos ação do AcquaBio, a Chemyunion desenvolveu um desenho experimental específico, realizando estudos in vitro, ex vivo e clínicos avançados.

1. Eficácia In vitro

Queratinócitos humanos adultos foram mantidos em condições apropriadas de cultura de células, e após atingir confluência foram incubadas com diferentes concentrações de AcquaBio – 0,5% e 1,0% (m/m) – durante um período de 24 horas. O RNA total a partir de queratinócitos foi então extraído e a análise da expressão gênica de filagrina, involucrina (proteínas de envelope) e aquaporina-3 foi realizada por PCR em tempo real.

Para a análise de colágeno, elastina e GAG, fibroblastos humanos foram utilizados nas mesmas condições. A quantificação de proteínas desses biomarcadores foi realizada por meio de ensaios colorimétricos.

1.1. Componentes da barreira cutânea

A barreira cutânea depende principalmente do material cornificado sintetizado pelos queratinócitos: queratina e filagrina. Essas proteínas ligam-se umas às outras proporcionando uma barreira cutânea coesa. Involucrina, outra proteína importante, é capaz de se ligar às ceramidas no envelope cornificado. A quantidade de ceramidas ligadas apresenta relação com a perda de água transepidermal.

No teste, filagrina e involucrina tiveram seus níveis intensamente aumentados pelo tratamento com AcquaBio. Estes resultados sugerem que AcquaBio tem a capacidade de promover a coesão do estrato córneo.

1.2. Biomarcador de distribuição de água

Aquagliceroporinas são uma subclasse de aquaporinas. Um de seus membros, aquaporina-3 (AQP-3) transporta água, glicerol, ureia e outros solutos pequenos, exercendo um papel importante na hidratação da pele. A AQP-3 atua nas camadas da epiderme viável, melhorando o fluxo de água abaixo do estrato córneo.
AcquaBio foi capaz de aumentar a expressão gênica de AQP-3 em até 257% comparado ao grupo controle. Este resultado sugere que AcquaBio tem a capacidade de melhorar a distribuição da água nas camadas superficiais da pele bem como aumentar a hidratação do estrato córneo.

1.3. Componentes da matriz extracelular (MEC)

Glicosaminoglicanas:

O ácido hialurônico representa aproximadamente 70% das GAG da pele humana. Além de ser a maior GAG na pele, com um peso molecular de cerca de 100.000 a vários milhões de daltons, o ácido hialurônico é considerado o componente mais importante da matriz extracelular (MEC). Devido a sua estrutura e natureza, o ácido hialurônico tem excelente propriedade de retenção de água. 

AcquaBio aumentou a produção de glicosaminoglicanas (Figura 3) que são agentes importantes na manutenção de água na derme.

1.4. Colágeno e elastina

Inevitavelmente, o processo de desidratação está associado ao envelhecimento da pele. A epiderme se torna mais fina, o teor de água e de lipídeos diminuem e ocorre o declínio da produção de sebo. Além de atuar sobre as principais causas da desidratação da pele, como mencionado anteriormente, AcquaBio também exerce efeitos importantes sobre fatores-chave do envelhecimento da pele.

AcquaBio aumentou consideravelmente os níveis de colágeno (+ 388%) e elastina (+ 104%) em cultura de fibroblastos humanos em comparação com o grupo controle (Figura 4). Estes resultados demonstram o potencial adjuvante para combater o envelhecimento.

Aplicação e indicações de uso

AcquaBio pode ser usado em produtos para rosto e corpo, para todos os tipos de pele.

  • Cremes
  • Loções
  • Géis
  • Gel-cremes
  • Séruns

Aspectos físico químicos e compatibilidades

  • Estável em pH 5,0 – 7,5
  • Deve ser incorporado no final do processo, abaixo 45ºC

Concentração sugerida:

1,0 –3,0% (p/p)

Fabricante:

Chemyunion

Referências bibliográficas:

Material técnico do fabricante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Aceitar COOKIES e POLITICA DE PRIVACIDADE?

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.