OZONIOTERAPIA: Tudo o que você precisa saber | Manipura Farmácia de Manipulação

ozonioterapia

A Ozonioterapia é uma prática integrativa não complementar, onde uma mistura dos gases  ozônio e oxigênio são aplicados de diversas formas, sendo chamado de ozônio medicinal.
Assim sendo, esta terapia tem como principais efeitos as ações antisséptica,  anti-inflamatória, a modulação do estresse oxidativo e a melhora da circulação periférica e da oxigenação.
 

O QUE É O GÁS OZÔNIO

 
O Ozônio é um gás que ocorre naturalmente na estratosfera, uma região da atmosfera terrestre que também é chamada de camada de ozônio. Esta tem a propriedade de absorver a radiação ultravioleta do Sol e por este motivo, sem a proteção do ozônio, as radiações causariam graves danos aos organismos vivos que habitam a superfície do planeta Terra.
Quimicamente é composto por três moléculas de oxigênio (O3) e é muito menos estável que o gás oxigênio (O2), sendo muito reativo e rapidamente recompondo o gás oxigênio (O2). 
Em sua forma natural, o ozônio tem cor azulada, cheiro forte e é altamente tóxico para qualquer ser vivo. Por causa desta toxicidade, na ozonioterapia é utilizada uma mistura de ozônio com oxigênio, que é conhecida como ozônio medicinal.
 

COMO É REALIZADA A OZONIOTERAPIA?

 
O procedimento tem por objetivo tratar dores e inflamações crônicas, infecções variadas, feridas e queimaduras, problemas vasculares. Também atua no tratamento de derrames cerebrais isquêmicos, esclerose múltipla, por exemplo, como terapia de suporte para pacientes com câncer.
Assim sendo, a terapia só poderá ser feita por meio de equipamento devidamente certificado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Resumindo, ela pode ser aplicada via injeção subcutânea, água e óleo ozonizados para passar no local que necessita de tratamento, banho e sauna, endovenosa, intramuscular, insuflação (retal, vaginal e na bexiga), subcutâneo e injeção direta em tumores.
 

OZONIOTERAPIA NO BRASIL

 
A terapia faz parte da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), ou seja, ela entrou como tratamento de caráter complementar.
Nesse sentido, as práticas integrativas e complementares são ações de cuidado transversais, podendo ser realizadas na atenção básica e na média e alta complexidade.
Dessa forma, a inclusão de práticas integrativas como tratamento complementar, visando a prevenção de doenças e promoção da saúde dos cidadãos, segue recomendação da Organização Mundial de Saúde. Essa recomendação é baseada em estudos científicos que apontam os benefícios para a saúde da população. Entretanto, a oferta dessas práticas não substitui o tratamento convencional.
 

ÓLEO OZONIZADO

 
Muitos benefícios podem ser obtidos através da aplicação tópica do óleo ozonizado, que é um óleo vegetal que passou por um processo de enriquecimento com o gás ozônio. Ele é capaz de levar os múltiplos benefícios do ozônio medicinal para a pele. Nesse sentido, estudos demonstram que ele possui efeitos antimicrobianos, regenerador tecidual, cicatrizante e antioxidante.
No óleo ozonizado, o gás ozônio reage com os ácidos graxos insaturados presentes nos óleos vegetais, formando os ozonídeos e uma mistura de compostos, bem como os hidroperóxidos e outros produtos da peroxidação lipídica.
Um dos principais mecanismos de ação do ozônio está relacionado à sua atividade altamente oxidativa, por ser um agente potencialmente germicida, que atua contra fungos, bactérias e vírus. 
Outros estudos ainda mostram seu  efeito em diversas situações, como, por exemplo: dificuldade de cicatrização, micoses, úlceras, pós-operatórios de cirurgias anorretais e herpes, devido à liberação lenta e gradual do oxigênio.
Em resumo, suas ações principais são a intensa atividade germicida contra fungos, bactérias e vírus, a ativação da microcirculação, a melhora do metabolismo celular do oxigênio, bem como a estimulação da epitelização e revitalização do tecido epitelial.
 

COSMÉTICOS OZONIZADOS

 
E porque não associar os benefícios deste óleo ozonizado alinhando com diversas estratégias desenhadas para potencializar os resultados?
Foi pensando nisso que a Manipura Farmácia desenvolveu os COSMÉTICOS OZONIZADOS, ao integrar nas suas formulações o óleo ozonizado.
Com isto, conseguimos elevar os resultados dos procedimentos estéticos com todos os benefícios da ozonioterapia e oxigênio medicinal.
Assim sendo, os cosméticos podem ter uso profissional e ser utilizados durante procedimentos estéticos, como na Harmonização Orofacial, Microagulhamento, Peelings, Laser CO2, Podologia e muitos outros.
Além disso, possuem benefícios para o Home Care, utilizando em casa e promovendo resultados mais duradouros no tratamento.
 
As formulações disponíveis são:
ÓLEO OZONIZADO

 
GEL OZONIZADO

 
ESPUMA DE LIMPEZA OZONIZADA

 
SERUM NUTRITIVO OZONIZADO

 
CREME HIDRATANTE OZONIZADO

 
CREME HIDRATANTE DE PÉS OZONIZADO

 
LIP BALM OZONIZADO

 

Aceitar COOKIES e POLITICA DE PRIVACIDADE?

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.