NATUR-CELL LAVANDA | Manipura Farmácia de Manipulação

ativos manipura

Natur-Cell Lavanda

O Natur-Cell Lavanda é o primeiro óleo essencial de lavanda em pó de uso oral do mercado magistral! Após 3 anos de estudos, a Robertet desenvolveu uma técnica especial de revestimento do óleo de lavanda, que utiliza a inulina, uma fibra prebiótica, como matriz. Assim, Natur-Cell Lavanda é produzido através de tecnologia patenteada e 100% natural de encapsulamento, que protege o óleo e ainda auxilia na modulação intestinal.

Ele é padronizado em 10% de óleo essencial de lavanda e possui em sua composição Linalol (25% a 38%) e Acetato de linalila (25% a 45%). Estes marcadores são responsáveis pelo efeitos benéficos no organismo, como controle da ansiedade, estresse e depressão, além de auxiliar no sono e
dor muscular.

Função: controle da ansiedade, estresse e depressão, além de auxiliar no sono e dor muscular.
Ativos: Natur-Cell Lavanda
INCI NAME: Lavandula angustifolia Mill

PROPRIEDADES 

  • Primeiro óleo essencial de lavanda em pó seguro para uso interno – tecnologia patenteada de encapsulamento;
  • Coadjuvante no cuidado da ansiedade, depressão e insônia – modulação do neurotransmissor serotonina;
  • Ação relaxante – modulação do neurotransmissor acetilcolina;
  • Aumenta a atividade do sistema nervoso parassimpático – promovendo relaxamento e calma;
  • Ação vasorelaxante – modulação do influxo de cálcio;
  • Auxilia na redução da dor – ação antinociceptiva;
  • Ação antiespasmódica – reduz contrações involuntárias e cólicas abdominais;
  • Ativo 100% orgânico.

 

MECANISMO DE AÇÃO 

Natur-cell Lavanda combina diferentes mecanismos que promovem a ação coadjuvante na ansiedade, insônia e dor muscular:

Modulação de serotonina (receptor 5-HT1A) – atividade ansiolítica

  • Os receptores 5-HT1A localizam-se principalmente nos dentritos dos neurônios, são acoplados à proteína de guanosina que após ativação inibem a adenilato ciclase, reduzindo a formação de monofosfato cíclico de adenosina (AMPc), promovendo a abertura dos canais de potássio (hiperpolarização) e inibindo canais de cálcio.
  • Pré-sinapticamente, os receptores 5-HT1A são denominados autoreceptores inibitórios dos neurônios serotoninérgicos e encontram-se no mesencéfalo, mais precisamente nos núcleos dorsal e mediano da rafe, controlando a liberação da serotonina para a fenda sináptica.
  • Os receptores 5-HT1A pós-sinápticos são heterorreceptores encontrados mais densamente em neurônios das regiões corticais, núcleo septal, amígdala e hipocampo podendo modular a liberação de outros neurotransmissores.
  • Esta dupla localização no neurônio proporciona aos receptores 5-HT1A, um efeito duplo na estimulação destes receptores serotoninérgicos.
  • Quando os neurônios serotoninérgicos pré-sinápticos são estimulados, ocorre a inibição da atividade elétrica dos neurônios dos núcleos da rafe, reduzindo a liberação de serotonina.
  • O estímulo dos receptores pós-sinápticos ativa a via de segundos mensageiros, através do acoplamento com a proteína guanosina, resultando em uma hiperpolarização neuronal e consequente inibição neuronal.

Segundo SORIA-FREGOZO e colaboradores, uma diminuição de autoreceptores pre-sinápticos 5-HT1A leva ao aumento dos níveis de ansiedade e gera um fenótipo tanto ansioso quanto depressivo. Assim, a estimulação destes autoreceptores pré-sinápticos 5-HT1A produz efeitos ansiolíticos. 

Modulação de acetilcolina – relaxamento muscular

  • Acetilcolina é um neurotransmissor excitatório, ou seja, enviam impulsos nervosos (mensagens) para as células, atuando na comunicação intercelular.
  • Uma dessas comunicações é responsável pela função motora, enviando dessa forma, sinais de natureza elétrica através do neurônio motor para as fibras musculares.
  • Com a chegada do impulso nervoso, as terminações axônicas do nervo motor lançam sobre as fibras musculares o neurotransmissor acetilcolina, pelo qual se liga aos receptores nicotínicos da membrana da fibra muscular, desencadeando um potencial de ação.
  • Nesse momento, os filamentos de actina e miosina se contraem, desencadeando o processo de contração muscular.

A inibição da liberação de acetilcolina impede a sua ligação aos receptores da membrana da fibra muscular, inibindo o processo de contração muscular e, consequentemente, promovendo o relaxamento muscular. 

Modulação do influxo de cálcio – vasorelaxamento

  • No processo de ansiedade, as células nervosas ficam em estado hiperativo, favorecendo a abertura de canais iônicos, principalmente canais de cálcio, resultando em um influxo excessivo desses íons.
  • O aumento do influxo de cálcio gera uma grande liberação de neurotransmissores, impulsionando o envio de mensagens para as células, como humor ansioso e pensamento exacerbado. Além disso, provoca contrações da musculatura lisa vascular.

A administração do óleo essencial de lavanda promove a modulação dos canais de cálcio, equilibrando o influxo desse íon, resultando na liberação reduzida de neurotransmissores e normalização do estado hiperativo das células nervosas 5, como também promove o vasorelaxamento. 

Aumento da atuação no sistema parassimpático – calma

  • O sistema nervoso é divido em: Sistema Nervoso Preriférico (SNP) e Sistema Nervoso Central (SNC). Dentro do SNP possui uma subdivisão chamada Sistema Nervoso Autônomo, composto por Simpático, Parassimpático e Entérico.
  • A atividade parassimpática predomina quando o corpo está em repouso (como durante um descanso ou digestão), possuindo as características: redução da frequência cardíaca e pressão arterial, broncoconstrição, constrição pupilar e redução do metabolismo de glicose (preservação de energia).
  • Já a atividade simpática predomina quando o corpo está em situação de perigo, por exemplo, possuindo características de aumento da frequência cardíaca e pressão arterial, dilatação dos brônquios, vasodilatação, aumento do metabolismo de glisoce e dilatação pupilar.
  • O SNP Autônomo Simpático e Parassimpático são inversamente proporcionais, ou seja, quando um está alto o outro, consequentemente, estará baixo. Assim, quando a atividade parassimpática está elevada, a atividade simpática está baixa, tem-se então a sensação de relaxamento e estado de calma.

 

ESTUDOS DE EFICÁCIA

  1. Estudo comparativo entre o Lorazepam e o Óleo Essensial de Lavanda 4

O objetivo deste estudo foi comparar o efeito ansiolítico entre o Lorazepam e o Óleo Essencial de Lavanda.
O estudo foi realizado com 77 voluntários, com idade entre 18 e 65 anos, com diagnóstico primário de transtorno de ansiedade generalizada (TAG).
Para a inclusão, todos os pacientes deveriam ter um score total HAM-A ≥ 18, Item 1 ”humor ansioso” ≥ 2 e Item 2 ”tensão” ≥ 2.

Os voluntários realizaram a administração de 1 cápsula contendo 80 mg de Óleo Essencial de Lavanda padronizada e 1 cápsula de Lorazepam, por 6 semanas.

Os pacientes forma divididos em dois grupos:

  • Grupo 1: cerca de 40 pacientes realizaram a administração do Óleo Essencial de Lavanda.
  • Grupo 2: cerca de 37 pacientes realizaram a administração do Lorazepam.

Resultados:

Após 6 semanas, o Óleo Essencial de Lavanda reduziu 52% a pontuação HAM-A e 40% a taxa de remissão.
 
2. Efeito ansiolítico do Óleo Essencial de Lavanda:

O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito ansiolítico do Óleo Essencial de Lavanda.
O estudo foi realizado com 221 voluntários, com idade entre 18 e 65 anos, com diagnóstico de transtorno de ansiedade não especificado.
Para a inclusão, todos os pacientes deveriam ter um score total HAM-A ≥ 18, ≥ 2 para os itens “humor ansioso” e “insônia”, e uma pontuação total > 5 para o Pittsburgh Sleep Quality Index (PSQI).

Os voluntários realizaram a administração diária de 1 cápsula cheia contendo 80 mg de Óleo Essencial de Lavanda padronizada e 1 cápsula de placebo, por 10 semanas.

Os pacientes foram divididos em dois grupos:

  • Grupo 1: cerca de 104 pacientes receberam Óleo Essencial de Lavanda. 
  • Grupo 2: cerca de 108 pacientes receberam Placebo.

Resultados:

Os pacientes tratados com Óleo Essencial de Lavanda apresentaram uma redução total de 16,0±8,3 pontos (média±SD, 59,3% para o HAM-A e 5,5±4,4 pontos (44,7%) para o PSQI em comparação com 9,5±9,1 (35,4%) e 3,8±4,1 pontos (30,9%) no grupo placebo.
Óleo Essencial de Lavanda foi superior ao placebo em relação ao percentual de respondentes (76,9 vs. 49,1%) e remetentes (60,6 vs. 42,6%). 

3. Óleo Essencial de Lavanda na redução da ansiedade e melhora do sono

O objetivo deste estudo foi de avaliar a eficácia do Óleo Essencial de Lavanda na redução da ansiedade e na melhora do sono.
O estudo foi realizado com 170 voluntários, com idade entre 18 e 65 anos, com diagnóstico de inquietação e agitação de acordo com os critérios da CID-10 diagnóstico categoria R45.1.

Para a inclusão, todos os pacientes deveriam ter um score HAM-A ≥ 18 pontos, ≥ 2 para os itens “tensão” e “insônia”, e uma pontuação total ≥ 6 para o Pittsburgh Sleep Quality Index (PSQI).

Os voluntários realizaram a administração diária de 1 cápsula cheia contendo 80 mg de Óleo Essencial de Lavanda padronizada e 1 cápsula de placebo, por 10 semanas.

Os pacientes foram divididos em dois grupos:

  • Grupo 1: cerca de 86 pacientes realizaram a administração do Óleo Essencial de Lavanda.
  • Grupo 2: cerca de 84 pacientes realizaram a administração do Placebo.

Resultados:

Os pacientes tratados com Óleo Essencial de Lavanda obtiveram uma redução da média HAM-A de 25,5±6,0 para 13,7±7,0 pontos no final do tratamento, em comparação com uma redução de 26,5±6,1 para 16,9±9,8 para o placebo, correspondendo a reduções de 12,0 e 9,3 pontos, respectivamente.
O estudo confirma a eficácia calmante e ansiolítica do Óleo Essencial de Lavanda.

 

INDICAÇÕES
 

  • Cuidado dos sintomas da ansiedade, depressão e estresse;
  • Pessoas que sofrem com insônia ou que buscam alternativas para melhorar a qualidade do sono;
  • Pessoas que buscam relaxamento e calma;
  • Pacientes com dores musculares;
  • Pessoas com bruxismo.

Obs: contra-indicado para gestantes, puérperas e pessoas abaixo de 12 anos. 

 

RECOMENDAÇÕES DE USO

O Natur-Cell Lavanda pode suportar temperaturas de até 65°C e necessita de armazenamento em local com umidade controlada. Podendo ser manipulado com excipientes ou mix de excipientes disponíveis em sua farmácia.
Natur-cell Lavanda pode ser utilizado na forma de cápsula, shot ou em chocolates funcionais. 

– Pensando fora das cápsulas:

SLEEPING TEA
Natur-Cell Lavanda – 100 mg
CherryPURE – 480 mg
Fibregum B – 2 g
Kawa-kawa 100 mg
Edulcorante qs

Posologia: Adicionar 1 dose em 100 mL de chá de maracujá, misturar e tomar diariamente antes de dormir.
Farmacotécnica: Homogeneizar todos os pós e acondicionar em embalagem adequada.
 

SHOT DA LUA

Natur-Cell Lavanda – 200 mg
Fibregum B – 3g

Posologia: Adicionar 1 dose (≅ 3,2 g) em 50 mL de água gelada, misturar e tomar diariamente antes de dormir.
Farmacotécnica: Homogeneizar todos os pós e acondicionar em embalagem adequada.
 

CHOCOLATE DA SERENIDADE – MODULAÇÃO DE ADENOSINA E ACETILCOLINA

Natur-Cell Lavanda – 25 mg
Serenzo – 62 mg
Base Chocolate 70% qsp – 5 g
Posologia: Administrar 2 barrinhas de cacau, 2 vezes ao dia.
Farmacotécnica:

  •  Pesar o chocolate de acordo com a quantidade necessária para um bombom de 5g.
  • Quantidades informadas (ativos e base de chocolate) são suficientes para 1 bombom, 1 dose diária é equivalente a 4 bombons.

SABOR DA SERENIDADE

Natur-Cell Lavanda – 50 mg
Filme Orodispersível qs – 1 dose
Posologia: Deixar o filme dissolver no céu da boca pela manhã e á noite.
Filme Orodispersível
Fase A

  • Água – 98%
  • Goma xantana – 0,25%

Fase B

  • Pullulan – 1,50%

Fase C

  • Mentol – 0,10%

Fase D

  • Sorbato de potássio – 0,10%
  • Natur-cell lavanda – 50mg
  • Sucralose – 0,05%

Farmacotécnica:

  • Pesar a água e a goma xantana, pulverizando a goma por toda a superfície da água para evitar grumos e aguardar hidratação.
  • Pesar o Pullulan e adicionar no recipiente principal. Levar para aquecimento de 90°C e agitação de 300rpm a 500rpm. Aguardar até completa solubilização dos polímeros.
  • Após completa solubilização, sessar aquecimento.
  • Pesar o mentol e adicionar no sistema principal assim que este atingir temperatura de 60°C ou inferior e solubilizar sob rotação.
  • Pesar demais fases e adicionar no sistema principal após a temperatura atingir 40°C ou menos. Solubilizar todos os componentes sob rotação de 500rpm.

 

SUGESTÕES DE FÓRMULAS:
 

TRANQUILIDADE E REDUÇÃO DA ANSIEDADE

Natur-Cell Lavanda – 100 mg
Serenzo – 250 mg
Administrar 1 dose ao dia.

O Natur-Cell Lavanda possui ação relaxante e atividade ansiolítica. Já o Serenzo auxilia na modulação do cortisol, diminuindo os sintomas do estresse e ansiedade. Em associação, Serenzo e Natur-Cell Lavanda, garantem sensação de relaxamento, atuando na redução do estresse e da ansiedade. 

RELAXAMENTO E BEM-ESTAR

Natur-Cell Lavanda – 200 mg
Administrar 1 dose à noite.
Natur-cell lavanda através da sinergia de seus mecanismos como, modulação de serotonina, acetilcolina e influxo de cálcio, promove relaxamento e bem-estar. 

MELHORA DA QUALIDADE DO SONO

Natur-Cell Lavanda – 100 mg
CherryPURE – 480 mg
Teanina – 200 mg
Kawa-kawa – 100 mg
Administrar 1 dose à noite, antes de dormir.
Natur-Cell Lavanda por sua ação relaxante, acaba auxiliando no cuidado da insônia. CherryPure possui ação antioxidante e anti-inflamatória, auxiliando na melhora da qualidade do sono. Sua ação é potencializada pela Teanina e Kawa-kawa que melhora a qualidade do sono pruduzindo o relaxamento físico e mental.

Referências Bibliográficas
Material técnico do fabricante 

Aceitar COOKIES e POLITICA DE PRIVACIDADE?

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.