NANO BTX – PEPTIDEO da TOXINA BOTULINICA C para aplicações dermocosméticas de uso TÓPICO

ativos manipura

PEPTIDEO da TOXINA BOTULINICA C para aplicações dermocosméticas de uso TÓPICO

Dinâmica das RUGAS DE EXPRESSÃO e o COMPLEXO SNARE

As rugas de expressão, diferentemente das rugas causadas pela perda de volume (colágeno e/ou gordura), são formadas pela contração muscular. A contração muscular esquelética é mediada pela liberação do neurotransmissor acetilcolina (ACH) que se liga ao complexo SNARE nas terminações neuromusculares. Esta liberação é cálcio dependente (Ca2).

O complexo SNARE é formado principalmente por SNAP-25 e SINTAXINA, filamentos peptídicos por onde se ligam as vesículas ricas em acetilcolina (ACH). A fusão desta vesícula na junção neuromuscular, mediada pelo complexo SNARE é o que determinará a contração muscular. Na sequência, filamentos de actina e miosina se atraem encurtando a fibra muscular gerando o movimento.

O mecanismo de ação da toxina botulínica no relaxamento da fibra muscular é justamente atuar no complexo SNARE, realizando a ruptura dos peptídeos envolvidos. A ruptura dos peptídeos dependerá do tipo de toxina botulínica.

Está demonstrado que a quebra das proteínas SNARE por si não impedem a formação do complexo SNARE de fusão, mas resulta na formação de um complexo não funcional no qual a acoplagem do influxo de cálcio (Ca2) no momento da fusão é interrompida. O aumento da concentração de cálcio no terminal sináptico reverte parcialmente o efeito da toxina botulínica.

A toxina botulínica do tipo C é a mais indicada para efetividade miorelaxante visto que rompe o complexo SNARE não apenas em nível de SNAP 25 como faz a toxina A, mas também em SYNTAXINA.

NANO BTX-C é FUNCIONAL, ESTÁVEL e BIODISPONÍVEL

O grande desafio no desenvolvimento de especialidades peptídicas começa pela escolha do sequenciamento de aminoácidos determinante para que ocorra a FUNÇÃO. Sabe-se que, para a efetividade miorelaxante do uso tópico, a toxina botulínica do tipo C é a mais indicada. 

Especializada no desenvolvimento de PEPTÍDEOS BIOIDÊNTICOS e FATORES DE CRESCIMENTO, a CAREGEN desenvolveu por biotecnologia o NANO BTX-C isolou da Toxina C cinco aminoácidos com peso molecular de 647,8 Daltons e revestiu com nanotecnologia (a mesma utilizada em
NANOFACTOR). Esta tecnologia não garante apenas a FUNÇÃO como também a ESTABILIDADE e BIODISPONIBILIDADE UNIFORME do peptídeo na pele e junção neuromuscular.

A nanotecnologia envolvida em NANO BTX-C garante a permeação
cutânea uniforme e, desta forma, uniformidade da dose distribuída em
toda a área aplicada. Nota-se pelo marcador verde a distribuição uniforme
de NANO BTX-C nos fragmentos de pele.

A nanotecnologia envolvida em NANO BTX-C garante a biodisponibilidade do peptídeo na junção neuromuscular (células nervosas), mais precisamente nas regiões de acoplamento vesicular (complexo SNARE). Nota-se pelo marcador
vermelho que NANO BTX-C é distribuído de maneira uniforme em toda a fenda.

NANO BTX-C rompe o COMPLEXO SNARE de maneira dose dependente

Esquema ilustrativo da ação do NANO BTX-C no complexo SNARE em
nível de SNAP 25 e SYNTAXINA dificultando o acoplamento das
vesículas de acetilcolina (ACH) (Fonte: Literatura NANO BTX-C – Caregen)

A ruptura do complexo SNARE em nível de SYNTAXIN e SNAP 25 ocorre de maneira dose dependente. Quanto maior a dosagem de NANO BTX-C na formulação, maior será o efeito miorelaxante (Fonte: Literatura NANO BTX-CCaregen).

NANO BTX-C é funcional nas rugas de expressão

20 pacientes (10 homens e 10 mulheres) com idade média de 45 anos utilizaram durante 4 semanas um sérum contendo NANO BTX-C a 10% 2x/dia apenas nas regiões de rugas de expressão.

A aplicação direcionada de apenas 4 gotas do sérum viabiliza o tratamento mais concentrado.

NANO BTX-C também é indicado para corrigir pequenas imperfeições (GLOBALTOX)

NANO BTX-C a 5% é indicado para corrigir as linhas verticais e poros dilatados

18 pacientes (8 homens e 10 mulheres) com idade média de 40 anos utilizaram durante 4 semanas um sérum contendo NANO BTX-C a 5% 2x/dia apenas nas regiões de pequenas imperfeições.

NANO BTX-C é MULTIFUNCIONAL e possui comprovação de eficácia

NANO BTX-C a 5% é indicado para corrigir as LINHAS HORIZONTAIS NO PESCOÇO

18 pacientes (8 homens e 10 mulheres) com idade média de 40 anos utilizaram
durante 4 semanas um sérum contendo NANO BTX-C a 5% 2x/dia apenas nas linhas horizontais marcadas no pescoço.

NANO BTX-C é indicado no controle da ACNE e HIPERCROMIAS PÓS INFLAMATÓRIAS

20 pacientes (8 homens e 12 mulheres) com idade média de 25 anos utilizaram
durante 4 semanas um sérum contendo NANO BTX-C a 5% 2x/dia nas regiões de acne. Ocorrem reduções na hiperatividade de sebócitos, tamanho de poros e hipercromia pós inflamatória.

 

NANO BTX-C é indicado no TRATAMENTO e CONTROLE da DERMATITE ATÓPICA

20 pacientes (8 homens e 12 mulheres) com idade média de 18 anos utilizaram durante 4 semanas uma emulsão contendo NANO BTX-C a 5% 2x/dia nas regiões de dobras. Ocorre o aumento da hidratação com redução da hiperatividade das glândulas sudoríparas. Consequentemente, menor irritação e prurido.

NANO BTX-C é indicado no TRATAMENTO e CONTROLE DA ROSÁCEA

23 mulheres com idade de 40 a 50 anos utilizaram durante 4 semanas um sérum contendo NANO BTX-C a 5% 2x/dia nas regiões de rosácea. Há diminuição da liberação de ÓXIDO NÍTRICO e MEDIADORES INFLAMATÓRIOS da ROSÁCEA e consequentemente menor eritema.

NANO BTX-C é indicado no TRATAMENTO e CONTROLE DA HIPERIDROSE

21 voluntários com idade média de 25 anos (15 mulheres e 6 homens) utilizaram durante 4 semanas uma emulsão contendo NANO BTX-C a 5% 2x/dia nas regiões de axilas e palma das mãos. Amido iodado indica as regiões de maior hiperatividade no ducto hidro sebáceo. Nota-se que depois de 4 semanas, há diminuição do conteúdo de suor nas regiões onde há menor presença do iodo reduzido (halos negros).

DICAS FARMACOTÉCNICAS

NANO BTX-C é um peptídeo nanolipossomado. Desta forma:

– pH indicado: 4,5 – 6,5;
Não aquecer. Temperatura de incorporação abaixo de 45 ⁰C;
Não associar a tensoativos (sabonetes e shampoos);
– Associação com álcool etílico: quantidade máxima de 30%

Veículos indicados:

POLÍMEROS aniônicos e não iônicos nas reologias de GEL, FLUÍDO e SÉRUM
EMULSÕES aniônicas e não iônicas nas reologias de CREME e LOÇÃO
GEL CREME de natureza aniônica ou não iônica
SPRAYS

CONCENTRAÇÃO DE USO:

5 – 10%

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Material do fabricante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Aceitar COOKIES e POLITICA DE PRIVACIDADE?

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.