EPS SEAFILL é um exopolissacarídeo único, puro e natural produzido por plâncton marinho coletado do Iroise Sea, na Bretanha, França.
Os exopolissacarídeos, também chamados de EPS, são polímeros de alto peso molecular compostos principalmente de açúcares. São produzidos e secretados por microorganismos diretamente em seu ambiente para fornecer proteção, nutrição ou adesão. Assim,cada microrganismo produz o seu próprio EPS, com uma seqüência única de açúcares.
FUNÇÃO:
Preenchedor de rugas, antiaging, efeito cinderela
INCI NAME: Water/ Alteromonas Ferment Extract/ Phenoxyethanol
Tecnologia de produção do EPS SEAFILL
Os exopolissacarídeos marinhos como o EPS SEAFILL não têm equivalente terrestre e representam uma nova e original fonte de molécula.
Devido à sua composição única, cada EPS possui uma superfície, textura e propriedades de ativação celulares incomparáveis.
Uma vez isolado e qualificado, o microorganismo é cultivado em um biorreator onde secreta seu exopolissacarídeo diretamente no meio de cultura. A cultura do biorreator combinada com sofisticados sistemas de purificação permite que a síntese de exopolissacarídeo seja controlada.
Desta forma, a reprodutibilidade da estrutura química é garantida e alta pureza do produto final pode ser assegurada.
Propriedades
Sua textura conforta a pele imediatamente após a aplicação. Ao mesmo tempo, sua nova estrutura preenche rugas e proporciona um efeito de compactação para levantar o relevo cutâneo. Sendo eficaz após 15 minutos da aplicação.
EPS SEAFILL é um Exopolissacarídeo Marinho purificado e completamente sequenciado. É essencialmente composto por galactose, ácido galacturónico, glucose, ácido glucurónico e manose. Seu peso molecular é superior a 1,4 MDa (megadaltons).
Seu alto peso molecular confere uma particular afinidade pela pele e propriedades de superfície interessantes para o preenchimento das rugas.
Após o tratamento com EPS SEAFILL os sulcos são preenchidos e as diferenças no relevo são suavizadas garantindo um efeito uniforme.
Estimulo da síntese de colágeno I
Fibroblastos dérmicos humanos foram incubados sem e com 0,02% EPS Seafill
por 5 dias, ocorrendo estimulação da síntese de colágeno I em 20%.
Estimulo da síntese de elastina
Redes imobilizadas de fibroblastos humanos foram incubados sem e com
0,2% EPS Seafill por 5 dias, resultando em estímulo da síntese de elastina em 21%.
Efeito de redensificação e compactação do EPS Seafill na rede de
colagéno
Metodologia
O modelo utilizado foi uma rede de colágeno. Um in-vitro 3D de uma derme, com uma população de fibroblastos sintetizando e interagindo com uma rede de fibra de colágeno.
Dessa forma, esse modelo é usado para avaliar o efeito de um ativoingrediente cosmético na rede de colágeno mais realisticamente do que com culturas celulares.
Resultado
A rede de controle mostra fibroblastos com uma forma relaxada e uma matriz de colágeno flexível. Tratado com EPS SEAFILL0,2%, a rede de colágeno se torna mais densa. Além disso, podemos ver que os fibroblastos são contatados e esticam as fibras de colágeno em que estão conectados, ou seja, uma força de tração é gerada sobre a treliça inteira.
EPS Seafill estimula a síntese de colágeno e elastina para um efeito de redensificação da derme, portanto gera um efeito de compactação na rede de fibras de colágeno.
Indicação
- Efeito lifting e preenchedor imediato
- Efeito lifting e preenchedor a longo prazo
- Anti-aging.
Recomendação de uso
- Recomendado 2%
- Pode ser incorporado em sérum, creme ou gel.
Farmacotécnica
- Característica: Líquido (hidrossolúvel)
- Não há restrição de pH, pois o produto tem um pH alto (entre 6 e 9)
- Não há incompatibilidade com formulações aquosas, pois o produto é hidrossolúvel.
- Formular abaixo de 50ºC
Referências Bibliográficas
Informe técnico do fabricante